Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 19 de maio de 2009

Socoooooooorro!

Quando cheguei aqui a primeira coisa que os brasileiros amigos me perguntavam era: "E ai, frances toma ou nao toma banho?". No começo disse SIM, CLARO!, ja que tive referências pela casa onde morava. La todo mundo tomava corretamente.

Hoje, depois de 1 ano e 3 meses minha opiniao muda bastante. Eh muito comum a gente ir na praça, na igreja, em lojas, farmacias e cruzar com pessoas idosas que nao cheiram bem. No inverno da pra aguentar e bem no fundinho entender que eles sao pessoas sozinhas e nao tem força fisica de ir ao banheiro e tomar banho na banheira. Lembro que aqui chuveiro é RARO! Entao o velhinho nao tem como se segurar e tem que depender de alguem pra tomar o banho.

Pois bem, adolescentes tomam banho todos os dias, isso eu tenho certeza porque sempre estao bem vestidos e cheirosos, com o cabelinho impecavel. Quando a gente fala de jovem, a historia muda um pouco... meio a meio, eu diria! Adulto meio a meio tb! E criança nao toma banho todos os dias. Aqui em casa sao 2x por semana. Nojento, mas eu faço o que os pais dizem. E eu, pra quem esta duvidando, tomo todos os dias, viu???

Ontem eu estava na escola conversando com minha professora. Ela disse: "E ai, Lorena? Qual a imagem do frances no Brasil?". Tive que ser sincera e soltei: "Que voces nao tomam banho!". Ela riu, sem graça e um pouco assustada, e disse: "Eh mesmo? Que interessante...". E ai começou a se argumentar: quando eu era pequena tomavamos banho (ela e os irmaos) 1x por semana, voce sabe porque? Eu respondi que nao. E ela me solta essa mesma perola, discurso de todos os franceses pra justificar a falta de higiene: "Porque agua faz mal pra pele!". Quando ela me respondeu isso falei: essa conversa tem que virar post do blog! kkkkkkkk! Argumentei que nos, brasileiros, nao temos nenhum problema de pele e tomamos banho 4x por dia! kkkkkk!

Entao pra quem estava curioso, esta ai a resposta do problema de pele!! Alias uma piadinha: Qual a semelhança entre Deus e um frances cheiroso? A resposta é: Acreditamos nos 2, mas nunca os vimos! kkkkkk! Brincadeiras à parte, a cultura francesa é essa, mas claro que existem suas exceçoes...

Boa semana pra vcs todos!

3 comentários:

Jenny Souza disse...

AUHSAUHSUA..assunto polemico esse, fiz alguns amigos franceses no Brasil, e esse assunto sempre vinha a tona, sempre, até que um dia o Yann, um dos franceses inventou toda uma teoria sobre isso, ele foi lá nas profundezas da historia, mencionou um tal rei que não tomava banho e que isso influenciou o esteriotipo hehe...enfim...
Aí fui pra FRança e isso é tudo que me perguntam quando descobrem isso, no meu mês frances todo mundo tomava banho todos os dias, mas convivi mais com jovens e até chineses heheh, então, não sei direito, o pepe e a meme da minha amiga, não os vi tomar banho mesmo nos três dias que passei com eles..era inverno também, não senti nada...ufaa haha

Mas problema de pele foi súper, trop la classe hahaha

Beijos

meu email : jennifer_souzat@hotmail.com (precisava mesmo conversar mais com você ^^)

Ricardo Nespoli disse...

Ma non!!!! Esse papo seu está pra lá de Teerã... Pardon!! Mas as descobertas são sempre interessante. Gostei da sua resposta sincera, , porque representa uma imagem, assim como ele tem de nós. Qual é a imagem que os franceses tem dos Brésiliens?

Unknown disse...

Lorena !! Oi !! Meu nome é Marcela, tenho 19 anos e estou com muita vontade de participar do Au Pair.

Tenho uma dúvida substancial: qual o nível de francês necessário ? Qual era o se nível de francês quando chegou ai ?!?

E muito obrigada pelo Blog, tem sido muito útil.

Beijos